Instituto Biológico, localizado na Vila Mariana, bairro vizinho a Vila Nova Conceição, completa 91 anos.
“Poucas entidades chegam aos 91 anos com a pujança do Instituto Biológico, que muito nos orgulha, pois a pesquisa no setor agropecuário é estratégica. No futuro, o mundo deverá ampliar em 20% a produção de alimentos e para que isso ocorra, o Brasil terá que aumentar sua produção em 40%. É preciso ter estrutura e responsabilidade para assumir essa missão”,afirmou Francisco Jardim, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
De acordo com o dirigente, houve um aumento de 81% na produção de imunobiológicos, que atendem ao programa nacional para o diagnóstico de brucelose e tuberculose. “
“De 2,5 milhões, passamos a produzir 4,5 milhões de doses. No próximo ano, com novos investimentos, triplicaremos essa produção. O IB é o único laboratório no Brasil a produzir esse antígeno, necessário para a exportação, movimentação e exposição de animais”, revelou Antonio Batista, diretor-geral do IB.
Com a instituição dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nos órgãos de pesquisa da Secretaria, o IB pode agora fechar parcerias público-privadas, trazendo, na opinião de Batista, maior celeridade e avanços aos processos. Em 2018, foram fechadas sete parcerias na área de controle biológico. Nos últimos anos, o IB atuou com mais de 50 empresas no desenvolvimento de inseticidas para o controle de pragas e doenças.
Instituto Biológico – Museu
O Museu do Instituto Biológico, com a exposição Planeta Inseto, o qual mostra a importância desses organismos e seu universo particular.
A exposição retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.
Planeta Inseto é o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil e América Latina, autorizado pelo IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Veja no final da matéria os dias de visitação.
Instituto Biológico – centro de Memória
Atualmente, o acervo do Instituto Biológico é composto por cerca de 180.000 documentos textuais de cientistas, desde o início do século XX; 60.000 fotografias e 70.000 slides em vidro, aproximadamente 2.500 ilustrações científicas originais e 3.000 documentos sobre arquitetura, pois o Instituto Biológico é um prédio art-déco e possui importantes documentos nesse estilo, muito procurado por historiadores, arquitetos e estudadantes da área.
A consulta ao acervo é feita por meio de agendamento e o interessado deverá entrar em contato pelo telefone (11) 5087-1703 ou e-mails dagostini@biologico.sp.gov.br e reboucas@biologico.sp.gov.br .
Instituto Biológico – História
O Instituto Biológico (IB) oferece soluções significativas para o agronegócio e as transfere para o segmento produtivo. Contribui da melhor maneira para o desenvolvimento, a redução dos custos de produção, a inclusão social e a preservação ambiental, colaborando para o bem estar da população.
Ele é o primeiro centro de formação de cientistas e de debate científico no Estado de São Paulo. Aqui foi discutida a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e fundada a Sociedade Brasileira de Entomologia.
O Instituto Biológico tem como missão desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Exposição Planeta Inseto
Onde: Museu do Instituto Biológico
Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo/SP (próximo estação Ana Rosa do metro)
Quando: De terça a domingo, das 9h às 16h
Mais informações: www.biologico.sp.gov.br
O Portal Perdizes SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.