O mês de Março é marcado pela cor amarela, que visa à conscientização da população mundial sobre a endometriose. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, esse problema afeta 176 milhões de mulheres no mundo.
No Brasil, são cerca de 7 milhões de pessoas, ou seja, em torno de 15% da população feminina do país. Portanto, a campanha Março Amarelo serve para levar informação à sociedade sobre o que é a doença e como ela pode ser descoberta e controlada.
Um dos principais sintomas da endometriose são as dores localizadas na região pélvica, e por ser uma doença crônica, o principal objetivo do tratamento é a diminuição das dores da paciente, melhorando assim, sua qualidade de vida, e é nessa hora que a atividade física pode ser usada como aliada.
Segundo um estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science, um programa de oito semanas de exercícios foi extremamente eficiente na redução da dor e na melhora de anormalidades posturais relacionadas às dores pélvicas.
‘’A prática regular de atividades físicas ajuda o organismo na produção de neurotransmissores como a serotonina, que regula as vias sensoriais ligadas à dor e, portanto, pode contribuir no controle da doença, e a dopamina que traz ao indivíduo sensação de prazer e bem-estar’’, afirma o Educador Físico Lucas Cardoso, especialista em Lesões e Doenças Musculoesqueléticas.
Entretanto, é necessário ressaltar que os exercícios físicos são um complemento ao tratamento medicamentoso ou até cirúrgico. Inclusive, os medicamentos usados no combate à endometriose podem conter hormônios, levando a paciente à retenção de líquidos e aumento do peso e a prática de alguma atividade pode ser uma aliada no controle de peso também.
Para as mulheres que não sofrem com a doença a atividade física tem efeito preventivo. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que envolveu 4062 mulheres, demonstrou que as mulheres que eram ativas desde jovens tinham menos tendência para desenvolver a endometriose.
LEIA MAIS: Pró Sangue Hemocentro de São Paulo reforça a importância de doar sangue.
O Portal Perdizes SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.